BIBLIORAM
VISITA BIBLIOTECA PÚBLICA DE MACEIÓ
Fundador do Biblioram, Ramadan Pereira Espindola, visitou a Biblioteca Pública de Maceió
Entre os dias 15 e 24 de fevereiro, a Biblioteca Pública de Maceió recebeu a visita do fundador do Biblioram, Ramadan Pereira Espindola. Ramadan esteve na capital alagoana para gozar seu período de férias e aproveitou para visitar a histórica instituição que possui um mirante que presenteia seus usuários com uma das mais belas vistas para centro da cidade. Infelizmente, tudo estava muito bagunçado. E felizmente, essa bagunça é oriunda do prédio está sofrendo um processo de reforma em todas as suas dependências que proporcionará, futuramente, melhor atendimento aos usuários. De qualquer forma, foi possivel registrar algumas imagens que serão apresentadas no decorrer dessa postagem.
Abaixo, informações sobre a instituição, conforme o site ESTADO DE ALAGOAS, referenciado no final dessa matéria. As informações mencionadas a seguir são cópias dos conteúdos disponibilizados no site.
"A Biblioteca Pública Estadual (BPE) é um local de informação que disponibiliza para os usuários todo tipo de conhecimento. O serviços fornecidos baseiam-se na igualdade de acesso para todos, independente de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou status social. Atualmente, está dividida em direção, recepção, sala de consulta, preservação e conservação (com obras raras), sala de exposição, autores alagoanos, acervo, infantil, jornal e periódicos, hemeroteca e auditório. Alguns dos serviços oferecidos pela biblioteca, além da pesquisa in loco, são exposições, lançamento de livros e oficinas, que fazem parte de uma programação eventual.
A Biblioteca tem uma agenda fixa de eventos que é formada pelas datas comemorativas, como Dia do Livro, Dia do Professor, Dia do Bibliotecário, Dia do Folclore, entre outros ligados à educação, arte e leitura.
Possui 93 mil livros em seu acervo, que é atualizado mediante doação da comunidade alagoana e do Ministério da Cultura, por meio do projeto Sistema Estadual de Bibliotecas. Consta no acervo livros, revistas, jornais, vídeos, cds e cd-rom.
Os serviços desenvolvidos pela instituição são:
-conservação e Preservação.
-atendimento ao público;
-atendimento as escolas com visitas programadas;
-atendimento aos turistas em visitação;
-exposições diversas;
-comemorações de datas festivas significativas;
-contação de estórias;
-oficinas de incentivo à leitura e sessão de vídeos".
Quanto a História: "O Prédio onde atualmente funciona a Biblioteca Pública Estadual, foi construído por José Antonio de Mendonça, Barão de Jaraguá, durante os anos de 1844 a 1849 o chamado PALACETE “BARÃO DE JARAGUÁ”, localizado no Largo da Matriz, atual Praça Dom Pedro II. Foi residência daquele titular do Império, agraciado com o título de Barão em março de 1860. O Barão era membro presidente da Comissão da Igreja da Catedral e hospedou em seu Palácio o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, quando da solene inauguração da Igreja da Catedral em 31 de dezembro de 1859, numa visita de 11 dias a vários pontos da província, quando este Palácio foi transformado em Paço Imperial.
Importante Monumento Histórico, considerado um dos mais importantes edifícios antigos de Maceió, que não sofreu descaracterização. Foi recuperado no Governo Luiz Cavalcante, através do Secretário da Educação e Cultura, Dr.Deraldo de Souza Campos. Trata-se de um grande exemplar da arquitetura civil do século.
Passou a ser Monumento Histórico Estadual pelo Decreto Nº 6219, de 01 de abril de 1985.
Foi em 26 de junho de 1865 que o presidente da Província de Alagoas, Desembargador João Gonçalves Campos, assinou a resolução 453, criando a Biblioteca Pública Estadual e em 1941 foi incorporada ao Estado. Em dezembro de 1989, é criada a Secretaria de Cultura a qual a Biblioteca Pública Estadual passa a ser subordinada. Em Junho de 2005, a Biblioteca Pública completou 140 anos de Fundação".
A missão da instituição estadual "se resume em:
-Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a mais tenra idade;
-Apoiar tanto a educação individual e autodidata como a educação formal em todos os níveis;
-Proporcionar oportunidade para o desenvolvimento criativo e pessoal;
-Estimular a imaginação e a criatividade da crianças e jovens;
-Promover o conhecimento da herança cultural, apreciação das artes, realizações e inovações cientificas;
-Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral;
-Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;
-Apoiar a tradição oral;
-Garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação comunitária;
-Proporcionar serviços de informação adequados a empresa locais, associações e grupos de interesse;
-Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador;
-Apoiar e participar de atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade e implantar tais atividades se necessário" ****** Fotos de autoria de Ramadan Pereira Espindola e Kheila amorim Espindola ****** REFERÊNCIAS:
Estado de Alagoas. Disponível em: <http://www.cultura.al.gov.br/>. Acesso em: 23 fev. 2010.
. |
SHOW DE BOLA RAMADAN EXCELENTES REPORTAGENS.
ResponderExcluir