BIBLIORAM VISITA BIBLIOTECA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)
Ramadan Pereira Espindola (camisa amarela) foi recebido por Adriana Lourenço,
Coordenadora do Curso de Biblioteconomia, e Zayr Claúdio, Presidente do CAB
Entre os dias 15 e 24 de fevereiro, o fundador do Biblioram, Ramadan Pereira Espindola, visitou Maceió, terra de alguns marajás e políticos corruptos. Nosso Biblioram gozou seu período de férias, conheceu um pouco mais da cultura nordestina, e ainda visitou a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ramadan dialogou com a senhora Adriana Lourenço, Coordenadora do Curso de Biblioteconomia, e também com o acadêmico da sétima fase do curso, Zayr Claúdio, que ocupa a função de presidente do CAB(Centro acadêmico de Biblioteconomia).
Nosso Biblioram foi muito bem recebido, e lhe foi apresentado todas as dependências do curso e da Biblioteca Central da UFAL. O interessante que a Biblioteca e o curso se localizam no mesmo prédio, ao contrário da Biblioteca Central da UFSC (Universidade federal de Santa Catarina). E quem foi que disse que curso de Biblioteconomia e Biblioteca não estão ligados?
Abaixo, mais informações sobre essa interessante Biblioteca Central, conforme o site SIBI, referenciado no final dessa matéria. As informações mencionadas a seguir são cópias dos conteúdos disponibilizados no site.
"O prédio da BC é constituído de 3 pavimentos, onde se distribuem as coleções, os serviços ao usuário, a administração da Biblioteca e o Curso de Ciência da Informação.
A Coleção Geral coloca à disposição do leitor um acervo constituído por livros técnicos e científicos abrangendo todas as áreas do conhecimento humano. Os instrumentos de consulta são Catálogo em papel e na Base Bibliodata CALCO.
Possue um quantitativo de aproximadamente 23.500 títulos e 95.000 exemplares
O acesso as informações na Coleção Geral pode ser feito através do catálogo em papel ou pela Base BIBLIODATA CALCO. O catálogo em papel e a Base BIBLIODATA permitem a pesquisa pelos índices de: autor, título e assunto. Esta coleção é disponível para a consulta local e empréstimo das obras. Após as pesquisas nos instrumentos de consulta disponíveis, o leitor deve dirigir-se às estantes, sinalizadas por assunto, para acesso à obra desejada".
"A Instituição possuem serviços:
-Consulta local ao acervo disponível, franqueada à comunidade universitária e aos interessados em geral;
-Empréstimo domiciliar da COLEÇÃO GERAL à comunidade universitária;
-Visitas orientadas;
-Catalogação na fonte;
-Hall para exposições e eventos culturais;
-Auditório (88 lugares);
-Sala de aula (30 lugares);
-Fotocópias;
-Telefones públicos;
-Seção de Informação e Documentação - SID:
-Comutação Bibliográfica
-De alcance nacional e internacional, o SID providencia cópias dos documentos solicitados dos usuários interessados em adquirir artigos científicos, teses e trabalhos de eventos nacionais e internacionais, utilizando o COMUT, que é um programa do IBICT, com ampla rede de bibliotecas.
-Levantamentos bibliográficos que podem ser solicitados pessoalmente oiu por correspondência, fax ou e-mail. São realizados para em particular os alunos da UFAL ou para qualquer outro usuário interessado.
-Normalização técnica de teses
-Empréstimo entre bibliotecas" ****** Fotos de autoria de Ramadan Pereira Espindola e Kheila Amorim Espindola ******
REFERÊNCIAS
SIBI. Sistema de Bibliotecas UFAL. Disponível em: <http://www.sibi.ufal.br/> Acesso em: 23 fev. 2010.
Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/>. Acesso em: 23 fev. 2010.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário